O que é placa solar

O que é placa solar

01:02 23 agosto in Notícias

Para entender melhor o que é uma placa solar, é preciso entender a importância desse tipo de energia atualmente. A importância e ampla utilização da energia elétrica nos dias atuais são indiscutíveis, afinal, por meio dela, é possível viabilizar a realização de diversas tarefas humanas, facilitadas pelo uso de eletrodomésticos, máquinas e equipamentos. Já a demanda pela produção de energia limpa é constante na sociedade e um dos objetivos das ciências, especialmente, da engenharia.

placa solar, por sua vez, é um dispositivo criado com alta tecnologia a fim de captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica, a qual é aplicada para movimentação de diversos aparelhos que dependem dela para funcionar, daí sua relevância. Nesse artigo, portanto, será exposta a metodologia de funcionamento das placas fotovoltaicas.

SAIBA COMO FUNCIONA A PLACA SOLAR

placa solar é parte integrante do sistema voltado à geração de energia elétrica por meio do aproveitamento da radiação solar. Esta é considerada uma forma ecologicamente correta de obtenção de eletricidade, pois, além de não gerar resíduos, não retira da natureza sua fonte primária – o sol – diferentemente das hidrelétricas, que alteram o curso de rios e quedas d’água.

  • Instalada em locais com grande incidência de raios solares, tais como telhados e áreas abertas, a placa solar (ou painel fotovoltaico), é composta por células capazes de absorver a radiação emitida pelo sol. Essas células são responsáveis por criar um diferencial elétrico resultado da ação da luz solar que incide sobre elas;
  • Normalmente produzida com arsenieto de gálio e silício cristalino, a placa solar é capaz de reter a radiação do sol e, assim, convertê-la em eletricidade, a qual é armazenada e aplicada na movimentação de aparelhos, conforme apontado. Trata-se de um sistema altamente eficiente e viável, especialmente no Brasil;
  • Para evitar danos aos equipamentos, o sistema de captação de luz solar é composto por um inversor, responsável pela conformação da energia produzida à voltagem exigida pelos aparelhos que a consumirão; assim, não há riscos de que estes sejam danificados em virtude da corrente elétrica produzida pela placa solar;
  • O sistema de produção de energia elétrica pela captação dos raios solares demanda baixa manutenção e pode ser instalado rapidamente em residências, comércios e indústrias, sendo que os dois últimos são os que mais se beneficiam dele, pois utilizam mais eletricidade na movimentação de máquinas e aparelhos diversos.

VIABILIDADE DA PLACA SOLAR

Num país como o Brasil, com grande incidência de raios solares não apenas no verão, mas durante todo o ano, o aproveitamento do sol como fonte de energia elétrica é uma opção inteligente e que deve ser aproveitada; afinal, o valor investido para execução das obras é rapidamente reposto em virtude da economia nas contas de luz.

Outro ponto importante é a construção de uma identidade mais alinhada com as novas demandas da sociedade, que, cada vez mais, opta por empresas que se destacam pela responsabilidade social e ambiental. A energia solar, portanto, agrega mais valor às marcas e produtos que, por isso, são mais bem vistos pelo público consumidor.

Para que seus clientes possam aproveitar hoje mesmo todos esses benefícios tecnológicos de uma placa solar, a Energia Solar Tec oferece atendimento personalizado às empresas e indústrias, além de equipe de engenheiros e técnicos para delinear e implementar projetos de todos os portes, a fim de atender demandas por eletricidade em qualquer ponto do país.